Na terça-feira, dia 17 de maio, crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Assistência Social, alunos da APAE, da Escola Municipal Criança Feliz e atletas da Escolinha Municipal de Futsal de Enéas Marques protagonizaram uma caminhada em defesa dos direitos da Criança e do Adolescente.

Nesta quarta-feira, 18 de maio, uma intensa programação de palestras será executada na rede municipal e estadual de ensino. O objetivo é sensibilizar a família e a sociedade para proteger e garantir a toda criança e adolescente o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração. Durante toda a semana este assunto será trabalhado nos serviços socioassistenciais implementados pelo CRAS.

O diretor da Assistência Social do município, Leandro Legramanti, ressalta que o dia 18 de maio é uma conquista da sociedade que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes.“Estamos vivenciando um período de elaboração do Plano Decenal dos Diretos da Criança e Adolescente, onde ações voltadas para a promoção e garantia dos direitos infanto-juvenis estão sendo debatidos e colocados na agenda do município e esta campanha é oportuna para discutirmos a violência sexual contra sujeitos em desenvolvimento.

Para o Prefeito Maikon Parzianello é responsabilidade do poder público e da sociedade garantir a atenção às crianças, adolescentes e suas famílias. Enéas Marques, infelizmente assim como qualquer outro município, tem atendido situações desta natureza, mas vem fazendo sua parte na prevenção e atendimento dos casos de violência contra a criança e ao adolescente.

A equipe organizadora da campanha ressalta que as famílias, além da sua responsabilidade legal de assistir e criar crianças e adolescentes, cabe o papel educativo de orientar, superando preconceitos e oferecendo segurança, para que possam se reconhecer como pessoa em desenvolvimento e se envolver coletivamente na defesa e promoção dos seus direitos.

Pretendemos que esta campanha, que ocorre todos os anos, sirva para mobilizar as famílias e sociedade em geral para assumir o compromisso no enfrentamento da violência sexual infanto-juvenil, se responsabilizando com o desenvolvimento sadio das nossas crianças e adolescentes, afirma o diretor Leandro Legramanti.