No ato para o lançamento da festa participaram o presidente do Clube de Campo Celso Paes, o presidente da Associação Comercial Humberto Almeida, o presidente da Associação Municipal de Suinocultores Miguel Ferreira, os coordenadores Anésio Wessling e Salésio Ferreira, além da participação do prefeito Maikon Parzianello.

Celso Paes, enfatizou a importância do envolvimento de todos os associados para a organização da festa, que tem um retorno muito importante para as entidades que promovem o evento.

O dia 15 de novembro, uma terça feria, é a data tradicional para a realização da festa, sendo o feriado nacional da proclamação da republica. A meta é vender antecipadamente mais de 100 mesas que serão servidas com o leitão assado na grelha e o kit com Paes, saladas, frutas e doces que são os acompanhamentos. Cada mesa é servida para atender até 25 pessoas. As opções de bebidas são vendidas separadamente e incluem o chopp, cervejas e refrigerantes. O valor definido para a venda da mesa é de R$ 600,00, esse valor foi definido com base no custo dos produtos que são servidos, mantendo o mesmo valor praticado no último ano.

Os contatos e informações, podem ser feitos pelo telefone 3544-1252 com o Anésio ou 3544-1351 com o Miguel e o 8407-0008 com Celso.

A expectativa da organização nesta 16ª edição da festa do leitão é contar com a participação das entidades organizadores, comércio local, a população de Enéas Marques e também da região, que reconhece o diferencial deste evento, com a disposição das mesas no bosque do Clube de Campo Águas do Jaracatiá.

Salesio Ferreira, um dos idealizadores da Festa do Leitão, comentou o momento de dificuldades para os produtores do mercado livre na área da suinocultura, mas destacou que a Festa nasceu para divulgação da carne suína e desde então vem cumprindo a sua vocação e se fortalecendo a cada ano.

O presidente da Associação Municipal de Suinocultores, Miguel Ferreira, falou de mais um período de crise vivido pela atividade, mesmo sendo a carne suína a proteína que mais alimenta e a mais consumida no mundo, os seus produtores enfrentam todas as dificuldades que muitas vezes desestimulam e dificultam a sua permanência no mercado e as possibilidades de crescimento na atividade.

Miguel destacou o envolvimento de muitas pessoas para a organização e os preparativos da festa, lembrando a importância de todos os voluntários e os representantes das entidades para receber bem o grande público para mais uma edição da Festa do Leitão.

Para o prefeito Maikon Parzianello os voluntários, os organizadores e todas as pessoas que se envolvem e trabalham na realização da festa é que mostram a dimensão deste evento que já se tornou uma tradição regional e um grande sucesso para o Município.

Maikon lembrou que a prefeitura esta junto com as entidades organizadores no apoio necessário para a festa que destaca Enéas Marques em um evento que agrada aos participantes de toda a região